A prática da automedicação, embora muito comum, pode acarretar sérios problemas à saúde [vírgula] sendo comumente criticada por especialistas. Porém [vírgula] seria necessário o cidadão ir à [a] um hospital cada vez que apresentasse uma dor de cabeça? A automedicação deveria realmente ser tão reprimida?
A justificativa dos especialistas é válida, a prática de se automedicar na maioria dos casos é feita por pessoas que não possuem o mínimo conhecimento na área da saúde, portanto [vírgula] poderiam, em sua ignorância, causar sérios danos à sua saúde, ou até mesmo a morte. Outro costume alarmante é a automedicação para sanar sintomas e não a doença em si, o que pode acabar mascarando o verdadeiro problema.
Apesar das críticas serem justificáveis [vírgula] a automedicação não traz apenas malefícios, [ponto final] para as doenças comuns do cotidiano [vírgula] é prático que o indivíduo se medique conforme já está habituado, afinal [vírgula] seria inviável para o sistema de saúde a sua procura cada vez que uma pessoa fosse acometida por uma doença trivial.
Portanto [vírgula] uma melhor forma de lidar com o problema seria uma conscientização da população, explicar porque [por que] a automedicação é uma prática perigosa, esclarecendo os seus riscos e deixando para o cidadão decidir se, em sua situação, ele deveria procurar um especialista, [sem vírgula] ou se seria um problema mais leviano, que não necessitaria de uma ajuda profissional, assumindo a responsabilidade por sua decisão.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, fez colocações pertinentes à questão e apresentou um bom nível de escrita; no entanto, não extrapolou o senso comum, isto é, o que todos podem dizer sobre a questão, e apresentou uma proposta de intervenção muito genérica (conscientização).
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |