No Brasil, à [a] automedicação se tornou um problema de saúde pública, já que tal prática pode acarretar graves consequências à saúde do indivíduo. Percebe-se, que, recorrer [sem vírgulas] as farmácias tem se tornado a opção mais rápida para o alívio de sintomas indesejados. Desta [Dessa] forma, o uso de remédios sem a prescrição médica, pode camuflar possíveis doenças e expor o indivíduo a riscos desnecessários.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informação Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), medicamentos são os principais causadores de intoxicações no país desde 1994. Nesse cenário, analisando as causas que levam a [à]problemática, nota-se, que, o [sem vírgulas] uso inadequado de medicamentos é resultado de um contexto em que vários fatores atuam, dentre esses: [entre eles / como] a insuficiência do sistema público de saúde. Com o Sistema Único de Saúde (SUS) desestruturado, incapaz de atender a demanda da população, na maioria das vezes [vírgula] marcar uma simples consulta se torna algo demorado e massante. Sendo assim, a pessoa [vírgula] por meio da automedicação, busca uma solução -perigosa- para colocar fim as suas dores.
Tal prática, [sem vírgula] é facilitada com o uso da internet para a compra de medicamentos controlados -nas farmácias virtuais- devido a [à] falta de fiscalização adequada, corroborando para à [a] autoprescrição. Contudo, aqueles que fazem o uso indevido desses, [sem vírgula] desconhecem os perigos dessa prática. Apesar de parecer inofensivo, fazer o uso de remédios sem o acompanhamento profissional pode levar a inúmeros danos, como a farmacodependência -dependência de medicamentos. Além disso, a intoxicação por interação medicamentosa, [sem vírgula]pode ocasionar a morte do cidadão.
Por conseguinte, faz-se necessária a ação conjunta entre o Estado, a mídia e o Ministério da Saúde a fim de reverter esse grave quadro da saúde brasileira. Desta [Dessa] forma, recai sobre o Estado o dever de investir na ampliação do SUS, facilitado [facilitando] o acesso da população a um profissional qualificado, [ponto final] além disso cabe [vírgula] ao Estado fiscalizar a venda de medicamentos controlados, seja nas farmácias físicas ou virtuais, coibindo [vírgula] assim, a venda sem prescrição. Por fim, cabe a [à] mídia junto ao Ministério da Saúde a promoção de campanhas que informem os riscos da automedicação, [sem vírgula] a fim de desenvolver a consciência da população acerca desse problema. Destarte, a saúde da população brasileira estará resguardada.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes à questão. Atente ao bom uso da vírgula para não prejudicar a compreensão de sentidos de seu projeto de texto e cuidado com medidas genéricas ou já em prática na proposta de intervenção.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |