O Senso Comum é o conhecimento popular transmitido de geração em geração baseado através [por meio] das experiências, sem necessidade de comprovação científica. Dentro deste [desse], encontra-se a automedicação ?[vírgula] que pode ser um problema dentro da sociedade contemporânea, causando mutações gênicas e até mesmo agravando um estado crítico de uma doença que poderia ser facilmente tratada.
A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, onsiderado [considerado] um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação.
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. O uso abusivo de antibióticos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos [micro-organismos], o que compromete a eficácia dos tratamentos. Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada, no qual, ?[sem vírgula] um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.
Para evitar os transtornos da automedicação à população, o Estado deve investir mais em saúde, priorizando a prevenção e fomentando a prática de esportes, a produção e o consumo de alimentos saudáveis, além de promover campanhas educativas alertando para os riscos da automedicação. Os cidadãos também devem buscar hábitos saudáveis, usando os medicamentos como último recurso.
Comentários do corretor
O seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes à questão. Procure desenvolver uma linha argumentativa que sobressaia ao senso comum, isto é, ao que todos dizem sobre a questão.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |