Muito se debate, nos dias de hoje, sobre o uso de medicamentos que as pessoas fazem por conta própria mesmo sabendo dos vários riscos que tal ato pode acarretar. O certo a se fazer seria procurar a assistência médica sempre que houver algum problema ou desconforto físico em que o indivíduo esteja sentindo, evitando assim qualquer risco de agravar a situação, mas, ?[sem vírgula] se a sociedade agisse dessa maneira ?[vírgula] ocorreria uma sobrecarga no sistema de saúde tanto pelo excesso de pacientes quanto a [pela] falta de estrutura, principalmente, na atual situação da saúde brasileira.
Dentre [Entre] os inúmeros motivos que levaram a concluir que a automedicação pode ser prejudicial ?[vírgula] deve-se citar o caso dos antibióticos, que, se usados de forma incorreta ?[vírgula] é capaz [são capazes] de não eliminar a infecção bacteriana corretamente ?[vírgula] deixando as bactérias mais resistentes no organismo da pessoa ?[vírgula] podendo se tornar [tornar-se] algo incurável ?[vírgula] levando à morte. Outro fator problemático é o uso excessivo de medicamentos ?[vírgula] tornando-se um vício causando outros problemas de saúde sendo também fatal.
Já aconteceu vários casos de pessoas que se intoxicaram por ingerir anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos. O uso indevido ligado a [à] falta de conhecimento sobre o remédio pode ocasionar uma falsa melhora na doença, escondendo temporariamente os sintomas, e no caso da utilização de outros medicamentos junto há o risco de um anular o efeito do outro.
Em vista dos argumentos mencionados, faz-se necessário que as farmácias apresentam uma maior rigidez na venda de remédios sem algum pedido médico. Também é importante que as escolas ensinem os riscos da automedicação para os alunos e que o governo invista em postos de saúde em várias regiões com a finalidade de atender casos mais simples.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes à questão. No entanto, procure desenvolver uma linha argumentativa que sobressaia ao senso comum. Para isso, realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Procure ir além do que todos dizem sobre o assunto!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |