Ferramenta da saúde - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 12/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sistema de saúde precário, falta de médicos, ?[sem vírgula] e atendimento inadequado, ?[sem vírgula] são apenas alguns fatores que influencia na [influenciam a] automedicação. Muitas vezes praticada a fim de se obter a cura, está hoje em constante progresso, apesar dos problemas, para se tornar uma ferramenta segura.

Primeiramente, vale ressaltar tais fatores importantes, onde a problemática como, por exemplo: a intoxicação, reação alérgica ou agravamento do diagnóstico é presente na falta de orientação do cidadão, pois prefere definir sua doença baseando-se nos sintomas e buscar alivio com MIPS (Medicamentos Insetos de Prescrição), ?[sem vírgula] do que enfrentar dificuldades de consultar um médico.

Entretanto, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) ?[vírgula] é uma pratica necessária, pois ?[vírgula] além de evitar a superlotação em UBS e hospitais, grande parte das doenças que atinge a população é autolimitada, tornando-se assim exclusiva para essa pratica [prática] para baixo risco.

Nessa perspectiva, portanto, para se combater os problemas causados pela automedicação, cabe à mídia e instituições escolares ajudar orientando a população com base no uso racional de medicamentos. Onde, autoridades governamentais devem fazer uma lei para tornar a automedicação uma ferramenta segura para pacientes, investindo em instituições hospitalares para obter sua eficácia.  

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas de maneira simplista e superifical. Mobilize fatos, dados e exemplos para comprovar suas colocações sobre o assunto. Além disso, estudo o uso do "onde", que deve ser usado em situações específicas.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200