- Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 09/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

  Com a premissa básica de que"o nosso remédio deve ser o nosso próprio alimento["] e vise versa [vice-versa]",hipócrates [Hipócrates],o pai da medicina ?[vírgula] nos brinda com esse enorme conselho.Entretanto,parece que não o escutamos,sobretudo nos dias de hoje quando a temática da automedicação está em pauta.Com isso,é imprescindível focar que ?[vírgula] embora tenha malefícios,é importante sim sua existência. 
  É valido destacar,primeiramente,o quão desagradável pode ser o uso da automedicação.Por mais estranho que pareça,a população que mais utiliza-se desse método é a jovem e com maior nível de escolaridade.Embora esse grupo de indivíduos normalmente tenham [tenha] comportamento inflado,se esquecem que [esquecem-se de] o velho cliché "a diferença entre a droga e o remédio é a dosagem" faz total sentido,ainda mais quando é rotineiro o habito [hábito] de tomar mais de uma unidade do fármaco,achando que a cura será mais rápida.
  Em antítese à [a] essa ideia,vale ser ilustrado, a [ilustrada a] validade econômica de se auto medicar [automedicar-se].Seja em países mais liberais como os EUA ou [seja] em realidades mais centralizadoras,essa atitude fomenta a industria farmacêutica ?[vírgula] gerando emprego,investimento em pesquisa,sem contar que a longo prazo os cofres públicos ficariam felizes ?[vírgula] já que muitas consultas deixariam de existir,com isso ?[vírgula] essa parte do teto para a saúde poderia se melhor [mais bem] utilizada.
  Fica evidente,portanto,que ?[vírgula] apesar de  nocivo [nociva],a automedicação vale muito a pena.Porem [Porém], a fim de minimizar ou até resolver os seus inconvenientes,medidas devem ser tomadas.De inicio,o governo ?[vírgula] através [por meio ] de três ministérios:Saúde,comunicação e tecnologia  poderiam,elaborar [poderia elaborar,] respectivamente campanhas de conscientização veiculadas na mídia e na escola,já o ultimo [último] para atingir o jovem criar um tipo de app para smartfone "bula virtual" onde estariam listados todos os remédios regulamentados a qui.talvez desse jeito os conselhos do pai possam ser lembrados.
   

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas sobre a questão. Todavia, lembre-se de que não basta afirmar, é necessário comprovar toda colocação. Assim sendo, mobilize fatos, dados e exemplos que comprovem sua tese. Além disso, atente às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentidos do seu texto.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200