A maior parcela da população brasileira possui conhecimento superficial na questão do uso de remédios, [ponto] esta [Essa] situação torna-se um problema quando o indivíduo ingere a medicação errada e acaba comprometendo seu estado.
A bula, manual do remédio que fornece todas as informações ao paciente, é muita das vezes ignorada por ele, demonstrando a irresponsabilidade por parte do mesmo [dele].
O controle dos medicamentos é feito através [por meio] do uso da receita, medida efetiva que impossibilita a pessoa comprar o remédio por conta própria, evitando assim casos recorrentes de problema por auto-medicação [automedicação].
A automedicação também é vista como um atalho, com o fato dos hospitais públicos do Brasil em sua maioria precários, para evitar longas filas; a falta de médicos e o não atendimento, o indivíduo recorre diretamente a [à] farmácia ou a remédios caseiros para resolver o problema.
Erradicar a automedicação não é a palavra certa, por fim, o que pode ser feito para resolver esta [essa] questão é a distribuição obrigatória de panfletos por parte do governo em farmácias, escolas, centros urbanos e qualquer lugar com fluxo de pessoas sobre o que fazer em casos básicos (sintomas intestinais, ortopédicos, sensitivos e dentre outros) para que a população detenha de um amplo conhecimento sobre o uso de remédios e reduza os males desta [dessa] situação.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas de maneira superficial. Procure desenvolver uma linha argumentativa consistente (mobilize fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.) para persuadir o leitor a acatar seu ponto de vista e fugir do senso comum.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |