A automedicação é um procedimento em que as pessoas [vírgula] sem consultar um profissional da área de saúde, simplesmente compra [compram] medicamentos e os ingere ou aplica [plural], no caso de medicamentos injetáveis. Este [Esse] procedimento é extremamente perigoso e pode ocasionar até a morte.
Dentre [Entre] os males que a automedicação causa, está o aumento da resistência das bactérias aos antibióticos, este [esse] fato é defendido pela comunidade científica. A pessoa [vírgula] ingerindo [ao ingerir] o antibiótico sem a orientação médica, faz com que o remédio mate apenas algumas bactérias. As bactérias que permanecem vivas incorporam o antibiótico ao material genético e produzirão bactérias já resistentes à medicação, desta [dessa] maneira [vírgula] fortalecerá as doenças que infelizmente não terão tratamento específico.
Outro fato importante é que a automedicação pode ocasionar óbitos, porque a pessoa está consumindo um medicamento ou a dosagem da referida droga erroneamente, ocasionando danos irreparáves à saúde e até a morte.
A automedicação é um procedimento que deve ser evitado. O governo [Governo] precisa fazer campanhas educativas, conscientizando a polulação sobre os males ocasionados por este [esse] ato e aumentar o número de postos de saúde e de médicos, desta maneira [vírgula] a população carente terá acesso a um atendimento médico gratuíto, pois as pessoas carentes não tem [têm] recursos para pagar uma consulta médica, ficando a [à] mercê da automedicação.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, no entanto, não sobressaiu ao senso comum. Lembre-se de que o objetivo do texto é persuadir o leitor a acatar um ponto de vista e isso deve ser feito por meio de argumentos bem embasados. Não basta afirmar, é preciso comprovar com fatos, dados, exemplos etc. Além disso, cuidado com propostas de intervenção muito genéricas.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |