"Toda hora é hora de fazer o certo." - Martin Luther King. Ao analisarmos a famosa frase de Luther King, observamos que a mesma [ela] se encaixa no contexto da questão da automedicação.
O uso de medicamentos [vírgula] na grande maioria das vezes sem prescrição médica, é um risco que 70% da população ainda persiste em efetuar, [sem vírgula] e a julgam [julga] como "necessária": emoção. No entanto, 30% recorrem a um médico toda vez que sentem algum desconforto: razão.
Na contemporaneidade, a grande maioria das pessoas não sabem que um remédio pode anular o efeito do outro e [vírgula] assim, acabam fazendo combinações inadequadas que podem ocasionar problemas cada vez maiores, podendo até mesmo levar a óbito.
A própria mídia, na maioria das vezes em suas propagandas médicas, incentivam [incentiva] o uso autônomo, com anabolizantes, anti-inflamatórios, descongestionantes, ou seja, remédios que "podem" ser consumidos em casa. O único alerta é para que seus consumidores leiam a abula [bula] (lembrando que há uma exorbitante diferença entre abula e um profissional da saúde).
Talvez, falte um pouco mais de conhecimento e racionalidade para boa parcela da população que ainda se dispõe a tal risco contra si próprio [própria]. Os postos públicos de saúde, [sem vírgula] deveriam conscientizar os cidadãos sobre o quão arriscado e agravante é a automedicação. A distribuição de panfletos é fundamental. Também a mídia, com seu grande papel na sociedade se trabalhasse em cima da questão citada, sem dúvidas [vírgula] ajudaria a preservar a vida de gerações atuais e futuras, afinal, toda hora é hora de fazer o certo!
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes à questão. Todavia, vá além do senso comum com uma linha argumentativa bem embasada. Para isso, mobilize fatos, dados históricos, exemplos, comparações, contraposições etc.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |