automedicação: cuidado com a sua prática - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 06/10/2016

Status:

Corrigida
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Uma das principais discussões no cotidiano do brasileiro é automedicação. Praticamente todo mundo tem um remédio para uma doença. Porem [ Porém,] deve-se ter cuidado com o uso desenfreado desses medicamentos, que podem ocasionar inúmeros outros problemas para a saúde.

Como diz um ditado, que de [ditado: de] médico todo mundo tem um pouco,[ponto final]  no cotidiano esta [essa] frase é comprovada, basta observar que a grande maioria já fez uso da automedicação, seja por incentivo de um amigo ou [, seja] por conta própria. Os defensores dessa pratica [prática] argumentam que doenças como gripe, resfriados e dores de cabeça podem ser resolvidas com os remédios de uso comum. Além de que [vírgula] isso minimiza os gastos do já deficitário sistema público de saúde.

Embora a pratica da automedicação traz [forneça]facilidades no momento, no futuro o uso inadequado de medicamentos pode desencadear inúmeras doenças. Pesquisas relacionadas à organização mundial da saúde [Letra maiúscula] apontam que o uso errado de antibiótico causa o desenvolvimento de superbactérias [vírgula] que se tornam mais resistentes às dosagens inseridas. Dados mostram que doenças como hepatites e problemas estomacais estão aumentando devido ao consumo exagerado das medicações.

Dessa forma, é necessário o debate sobre a automedicação pela sociedade. Pois [vírgula] em alguns casos [vírgula] como um dor nas costas ou de cabeça [vírgula] o uso de remédios por conta própria pode ajudar, mas deve-se ter cuidado e entender a importância dos profissionais da saúde no combate as doenças.

 

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes sobre a questão. No entanto, procure elaborar uma proposta específica sobre a questão, o que você propôs está muito genérico. Seja prático e apresente algo que possa realmente fazer a diferença. Além disso, atente ao bom uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentidos do seu texto.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200