Uma das principais discussões no cotidiano do brasileiro é automedicação. Praticamente todo mundo tem um remédio para uma doença. Porem [ Porém,] deve-se ter cuidado com o uso desenfreado desses medicamentos, que podem ocasionar inúmeros outros problemas para a saúde.
Como diz um ditado, que de [ditado: de] médico todo mundo tem um pouco,[ponto final] no cotidiano esta [essa] frase é comprovada, basta observar que a grande maioria já fez uso da automedicação, seja por incentivo de um amigo ou [, seja] por conta própria. Os defensores dessa pratica [prática] argumentam que doenças como gripe, resfriados e dores de cabeça podem ser resolvidas com os remédios de uso comum. Além de que [vírgula] isso minimiza os gastos do já deficitário sistema público de saúde.
Embora a pratica da automedicação traz [forneça]facilidades no momento, no futuro o uso inadequado de medicamentos pode desencadear inúmeras doenças. Pesquisas relacionadas à organização mundial da saúde [Letra maiúscula] apontam que o uso errado de antibiótico causa o desenvolvimento de superbactérias [vírgula] que se tornam mais resistentes às dosagens inseridas. Dados mostram que doenças como hepatites e problemas estomacais estão aumentando devido ao consumo exagerado das medicações.
Dessa forma, é necessário o debate sobre a automedicação pela sociedade. Pois [vírgula] em alguns casos [vírgula] como um dor nas costas ou de cabeça [vírgula] o uso de remédios por conta própria pode ajudar, mas deve-se ter cuidado e entender a importância dos profissionais da saúde no combate as doenças.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes sobre a questão. No entanto, procure elaborar uma proposta específica sobre a questão, o que você propôs está muito genérico. Seja prático e apresente algo que possa realmente fazer a diferença. Além disso, atente ao bom uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentidos do seu texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |