O hábito do automedicação está presente na vida de vários Brasileiros [brasileiros],geralmente,em detrimento da falta de informação,porém,em outros casos,mesmo um indivíduo informado opta por se automedicar movido por uma cultura que está enraizada na sociedade.Diante disso,é necessário medidas para atenuar tal flagelo.
Segundo o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade(ICTQ),76,4% da população ingere medicamentos sem prescrição médica e ?[vírgula] dentro desse percentual ?[vírgula] 61,4% das pessoas conhecem os riscos deste [desse] hábito.Tal fato corrobora que à [a] automedicação faz parte da cultura da sociedade e deve ser tratada como um problema de saúde pública,uma vez que,ela [sem vírgula] é responsável por várias internações nos hospitais do Pais [país].
Além de ameaçar a saúde pública,este [esse] costume é também um problema para a econômia [economia] nacional,tendo em vista que,a [sem vírgula] maioria dos medicamentos só podem ser comercializados sob prescrição médica,porém,esses produtos podem ser facilmente encontrados no mercado clandestino.Contudo,com alto índice de vendas no mercado negro,os tributos dessas mercadorias não chegam aos cofres públicos.
Logo,é necessário campanhas para desenraizar a automedicação da cultura da sociedade por meio de propagandas conscientizadoras nas instituições midiáticas;realizar projetos educacionais contra a automedicação nas escolas de educação de base com a participação efetiva de todos os alunos.Juntamente a isso,é necessário também a intensificação das fiscalizações no mercado ilegal de medicamentos,para dificultar que pessoas desinformadas consumam remédios sem avaliação médica.
Comentários do corretor
O texto abordou bem o tema e fez colocações pertinentes à questão. Atente apenas ao bom uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentidos de seu projeto de texto. Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |