Responsabilidade é o remédio indicado - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 06/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Vista por muitos como uma solução imediata, a automedicação pode trazer consequências mais graves do que se imagina, como intoxicação, reações alérgicas, dependência e, em alguns casos, a pessoa pode chegar ao óbito. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), todo ano, cerca de 20 mil pessoas morrem, no País, vítimas [morrem no país vítimas] da automedicação. O uso indevido de medicamentos é considerado atualmente um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

No Brasil [vírgula] essa prática é muito comum na população menos favorecida de politicas publicas [políticas públicas], é uma questão sociocultural, as pessoas que mais carecem de cuidados, são [sem vírgula] as mais largadas á [à] própria sorte. O pior, é [sem vírgula] que a maioria delas, não [sem vírgula] tem noção do perigo que cometem ou que são obrigadas á [a] cometer por negligência de quem deveria cuidar e proteger esses cidadãos. O governo. [cidadãos: o Governo.]

Não se pode combater essa única opção de tratamento, sem antes dar outra, porque é essa, ?[sem vírgula] que, certa ou errada ?[vírgula] alivia as dores desses sofredores. Mas, é?[sem vírgula] preciso modificar o sistema de saúde, melhorando o acesso aos profissionais da saúde dessa camada da sociedade tão esquecida por todos. Tem que se pensar em uma politica de informação, orientação e esclarecimento. Para ?[sem vírgula] que aos poucos essa prática deixe de ser comum ou desnecessária.

Toda mudança, requer [sem vírgula] coragem e vontade, basta querer para tudo transformar para melhor. Falar sobre esse assunto na TV diariamente nos telejornais seria uma forma inteligente e barata de alertar a população sobre os perigos. Fazer mutirões da saúde, com especialistas, laboratórios para exames e odontólogos, promovidos pelos governos, pelo menos uma vez por ano, nos municípios mais carentes desses profissionais, faria [sem vírgula] muita diferença na vida dessas pessoas. Assim, não pode continuar, a população deve cobrar das autoridades e dos políticos os seus direitos garantidos por lei.Responsabilidade e humanidade são os remédios indicados para o governo e para a nação.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas não conseguiu desvincular a linha argumentativa do senso comum. Lembre-se de que, para validar sua tese, é necessário mobilizar argumentos embasados em fatos, dados e exemplos. Não basta dizer o que todos dizem. Além disso, atente ao bom uso da vírgula, pois esse problema pode afetar gravemente a compreensão do seu texto.

Leia e escreva sempre!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200