O esclarecimento é a chave do combate - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 04/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em países desenvolvidos, o número de medicamentos de venda livre tem crescido nos últimos tempos, assim como a disponibilidade desses medicamentos em estabelecimentos não farmacêuticos, o que favorece a automedicação. Nesses países, no entanto, os rígidos controles estabelecidos pelas agências reguladoras e o crescente envolvimento dos farmacêuticos com a [na] orientação dos usuários de medicamentos, tornam [sem vírgula] menos problemática a prática da automedicação. Já no Brasil onde, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (ABIFARMA), cerca de 80 milhões de pessoas são adeptas da automedicação, a má qualidade da oferta de medicamentos, o não-cumprimento [sem hífen] da obrigatoriedade da apresentação da receita médica e a carência de informação e instrução na população em geral justificam a preocupação com a qualidade da automedicação praticada no País.

A negligência dos governos com a saúde publica faz esse problema virar [tornar-se] cronico [crônico]. O povo não têm [tem] seus direitos constitucionais respeitados, e assim o direito a especialistas médicos, exames e odontólogos [,] que poderiam prevenir doenças, e [sem vírgula] garantir a saúde, tornam-se um luxo para quem pode pagar. A população de baixa renda, é [sem vírgula] a que mais sofre. Sem instrução, informação e orientação minimamente adequada para sanar as suas angustias [angústias], recorrem [recorre] livremente á automedicação sem se preocuparem [preocupar] e sem saber das consequências.

Para diminuir essa prática, é preciso mais que vontade, é necessária uma ação conjunta [da] sociedade e governo, campanhas maciças na TV explicando os riscos, e [sem vírgula] esclarecimento da população através [por meio] das escolas, associações de moradores, igrejas, feira livre, tudo que tiver fluxo de pessoas, é [sem vírgula] uma oportunidade para se falar sobre o assunto. As [Às] vezes, as pessoas erram, porque [sem vírgula] não conhecem o certo.Mas, quando conhece o correto, poderá até errar, mas, será [sem vírgula] mais difícil fazer o incorreto, por querer, e não, só por pura ignorância. Só com o conhecimento se pode fazer escolhas, sem ele, somos escolhidos pela estupidez. Se a automedicação é uma doença, o esclarecimento, a informação, o conhecimento e principalmente o acesso a um serviço de saúde eficaz promovido pelos governos. São a cura [governos são a cura].

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas apresentou muitos problemas estruturais. Na introdução, por exemplo, procure apenas apresentar o tema e seu ponto de vista. Deixe para apresentar seus argumentos durante o desenvolvimento. Além disso, é necessário urgentemente fazer um estudo sobre as regras de pontuação. A inabilidade em relação a esse aspecto comprometeu o entedimento do texto e a fluidez da argumentação.

 

Para saber mais sobre o uso da vírgula, leia:

Uso da vírgula antes da conjunção “mas”

Três mitos sobre o uso da vírgula que você precisa conhecer


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 20 Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     270


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200