A população [,] não só brasileira como mundial, vivência [vivencia] atualmente um ambiente muito propício a doenças e [,] consequentemente [,] a um problema muito comum, a automedicação.
Essa situação gera muitas discussões e possui vários pontos de vista. Por um lado [,] a automedicação é tida como uma atitude irresponsável, já que nem toda população possui conhecimento suficiente para reconhecer doenças e saber qual o tipo de remédio é adequado para o tratamento das mesmas [delas]. De acordo com a Anvisa, os medicamentos que mais causam intoxicação são os analgésicos, antitérmicos e antiinflamatórios, que são os remédios mais utilizados pela população.
Por outro lado [,] a automedicação é uma alternativa para que os hospitais não fiquem sempre lotados, já que para muitos médicos algumas doenças não possuem necessidade de prescrisão médica e podem ser percebidas e tratadas por qualquer pessoa.
Sempre existirá [existirão] discussões frequentes sobre a situação, pois [,] ao mesmo tempo que gera malefícios como alergias, agravamento de doenças e até mesmo em casos muito extremos a morte, a automedicação também proporciona que os médicos tenham mais tempo para se dedicar à [a] casos mais complicados [,] que necessitam de um maior empenho.
Portanto [,] a automedicação é um tema que deve ser debatido e repassado, para [sem vírgula] que a população saiba lidar com alguns tipos de medicamentos e para que não haja problemas relacionados ao tema.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas não houve a defesa de um ponto de vista sobre a problemática, fator que caracteriza o texto dissertativo-argumentativo. Além disso, como a nossa grade de correção baseia-se no Enem, faltou o desenvolvimento de uma proposta de intervenção sobre a questão. É necessário estudar as características do texto que é pedido pela proposta!
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |