Novos meios de se relacionar - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 25/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE


      Quando o assunto é internet, os primeiros pensamentos que vêm na à cabeça de muitas pessoas são: as coisas não são como eram antigamente, as pessoas não olham mais uma na cara da outra para falar, as pessoas não são como antes. Mas, com uma grande inovação tecnológica de aparição e rápida propagação como essa, é realmente sensato esperar que as pessoas e seus relacionamentos permanecessem os mesmos? 
      O surgimento dos meios de comunicação sempre causaram causou uma preocupação em de possíveis mudanças nas relações sociais dentro da sociedade, normalmente ligadas à diminuição da interação entre as pessoas. A televisão foi uma delas, e atualmente se tornou, para muitos brasileiros, uma forma de reunir a família para entretenimento. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, a internet ainda fica atrás da televisão e do rádio como meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros. Isso mostra que este meio é ainda menos utilizado, mas também que pode estar caminhando para o mesmo nível de aceitação e utilização social da televisão. 
      Familiares que moram longe e não se vêem a muito tempo se encontram nas redes sociais e retomam e fortificam laços, coisa que não aconteceria de uma outra forma. Alguns adolescentes, que são vistos como anti-sociais, na verdade estão interagindo com amigos que também, de outra forma, nunca conheceriam. É possível comunicar-se com amigos e familiares de forma instantânea a qualquer hora. 
     Esses novos meios de comunicação assustaram e causaram intriga, por terem surgido para as massas repentinamente, mas eventualmente criaram um novo modo das pessoas, próximas ou não, se relacionarem e criarem vínculos.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível aprofundar um pouco mais a discussão sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200