- Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 25/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O homem, é, naturalmente, um ser inclinado a viver em coletividade. Para tanto, as relações sociais são fundamentais para a evolução do homem e do coletivo. Entretanto, hodiernamente percebe-se que houve o detrimento da socialização. Os relacionamentos do século XXI tornaram-se superficiais, mostrando a fragilidade dos laços afetivos. Relações duradouras e desenvolvidas por meio de afeto entre as pessoas, não são mais comuns a essa era. Segundo o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, as gerações atuais vivem um "amor líquido", que muda de forma rapidamente rápida, seguindo o ritmo da sua sociedade. Nesse viés, as pessoas se tornam "objetos de consumo" com "prazo de validade" - que acaba quando o indivíduo deixa se de ser a primeira opção do parceiro. Estas relações são reflexos de uma sociedade imediatista, onde as pessoas são descartáveis, (.) tal fato se torna mais evidente ao analisar os relacionamentos virtuais, onde amor e companheirismo, são baseados em "curtidas". Nesse contexto, as relações não ganham profundidade para formar laços afetivos, seja nas relações amorosas ou de amizades. Destarte, faz-se necessário que haja uma renovação nos valores atuais, acerca das relações sociais, resgatando aspectos positivos das relações antepassadas,  para o fortalecimento dos vínculos sociais saudáveis. Ademais, torna-se fundamental que o Estado, em parceria com mídia, faça campanhas que fomentem o bom convívio e relações sociais sólidas e duradouras, reduzindo a liquidez da vida moderna.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver a discussão de forma um pouco mais aprofundada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200