A passagem da sociedade de produção para a de consumo trouxe não somente a superficialidade dos produtos, mas também a dos laços afetivos do indivíduo. O individualismo se desenvolveu ao longo da Idade Moderna e o resultado é a atual fluidez dos relacionamentos, a sensação de ser e de poder, a de espaço global e a de liberdade.
A Era das Revoluções moldou a Era da Instantaneidade, em que as relações são facilmente criadas e destruídas por meio de redes sociais que caracterizam cada vez mais o principal vínculo de relacionamento do homem contemporâneo. Dessa forma, vive-se a lógica do mercado também nos laços afetivos, visto que se portam como produtos de obsolescência perceptiva, ou seja, a todo momento precisam ser substituídos de acordo com os novos lançamentos. Esta cultura em massa identificada na sociedade é parte do processo de globalização, haja visto vista que a velocidade de produção e de consumo deste* não se reflete apenas no mercado, mas em todos os moldes da sociedade.
Zygmunt Bauman expõe esta concepção em sua obra Amor Líquido, ao descrever a tendência à flexibilidade das relações entre os indivíduos cada vez mais propensos em romper os laços quando estes não atendem mais as suas necessidades, percebendo-se uma relação cada vez mais voltada para si próprio e ao estilo de vida pós-moderna pós-moderno.
Logo, a sociedade atual está marcada pela fluidez dos relacionamentos, o desmanche de casamentos e a naturalidade do divórcio, a flexibilidade nas relações e a sua aceitação como um processo natural. É preciso, portanto, o desenvolvimento de uma ética sustentável não somente para o mercado, mas também para o relacionamento do homem, na qual a família atue como principal agente transformador, ensinando o indivíduo desde a infância a valorizar e a dedicar-se a à amizade e ao compromisso, de forma que este não se detenha a à superficialidade e ao comodismo da fluidez.
Comentários do corretor
* esse pronome relativo refere-se a quem? A frase não ficou clara e coesa.
Atenção ao emprefo da crase, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à coesão e coerência.
O texto aborda o tema proposto, porém há trechos em que o a redação não está clara.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |