Estamos nos relacinando de forma superficial? E o que vale mais, um "Like" ou uma relação verdadeira entre amigos que realmente se conhecem?.
Atualmente, vive-se cada vez mais de forma superficial, na qual a única coisa que interessa é aquilo que se representa para o mundo virtual e não para o real. É certo que, para muitos jovens, o famoso "Like" ou curtir em universos virtuais, tais como facebook e whatsapp, são mais importantes que amizades , com pessoas reais e que conversam olhando nos olhos, pois, é mais facil aceitar um "Like" do que receber uma crítica construtiva daqueles que se convivem diariamente.
Por isso, é preciso mudar a forma de se relacionar, para (que) as relações de amizade serem sejam menos superficiais, (.) amigos virtuais não podem tomar o lugar de pessoas reais, pois, estas sim são verdadeiras e ensinam a se relacionar com os demais. Portanto, é necessario usar das redes sociais de forma equilibrada, e como ferramenta de pesquisa ou para imformar informar-se sobre algo, logo vale mais um relacinamento real do que um falso "Like".
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem aprofundar a discussão sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |