Antigamente, as pessoas não careciam de tecnologia para se relacionar, pois o acesso a esse mecanismo era escasso, (.) contudo, atualmente é possível discernir a quantidade de celulares, tv´s, sons e redes sociais que mexem com a sociedade, fazendo-as a depender desses meios e, por isso, as crianças são os alvos, porque quando nascem já têm um celular, e surgem problemas ao se relacionar com os outros, e pois acreditam que o uso exagerado é saudável.
Muitas crianças levam para as escolas seus celulares, mas no ensino é perceptível que prejudicam-nas prejudicam as notas,(o relacionamento) com os colegas e na essência da infância. Quando são jovens, muitos preferem ficar no celular a sair com os amigos, pois esses aplicativos os alienam, onde bloqueiam nos relacionamentos familiares e os próprios são os culpados por não ter limitado o uso desses meios para com seus filhos.
Com a rapidez da internet, as pessoas ficam impacientes e ansiosas, pois quando ela está lenta, muitos ficam com raiva, e observa-se o quão faz mal à saúde psicológica o uso exagerado desses meios, por isso é necessário se limitar e aprofundar em coisas úteis, como ler um bom livro. Em um grupo de amigos, em tempo de diversão, sempre tem aquele que está no celular e não interage, (.) dessa forma, essas atitudes atrapalham no convívio com os demais e geram em uma pessoa antissocial.
Os pais são responsáveis pela formação da criança, então desde nascidos não (devem ser) apresentar a apresentados à internet, nem jogos em celulares e outros, mas ofertar brinquedos, estimular ao esporte, passeios com os familiares e, nas escolas, os pais participarem devem participar das reuniões com frequência para incentivar os estudos a essas crianças, para que não sejam futuramente jovens alienados e, com isso, eles irão discernir o tempo de cada atividade, pois tudo em excesso se transforma em coisas improdutivas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à regência e à concordância verbais e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém há trechos em que o a redação não está clara, além de que a argumentação não extrapola o senso comum.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |