Temos amores e amizades reais ou superficiais? - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 25/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

            O amor, sem dúvida, é a primeira das virtudes, o vínculo da perfeição, com ele o homem pode resgatar valores que a humanidade perdeu, dando novo sentido à vida. Entretanto, não é raro perceber, nas relações pessoais, que este sentimento de amor ao próximo foi subvertido pela lógica humana.

            Quem nunca ouviu histórias de casais que, para satisfazerem vontades familiares, se colocaram no altar jurando amor eterno em nome de dotes milionários, ou amizades feitas por alguém, na velocidade de um clique no mouse, para garantir um maior número de seguidores nas redes sociais, bem como as trocas de carícias feitas no encontro casual de uma balada, tudo muito rápido e pouco durador duradouro?. Definitivamente, vivemos a falta de laços profundos nas relações pessoais.

            Ao contrário disso, sobram às as conveniências, os interesses, a superficialidade dos vínculos afetivos. Pesquisas da área apontam que o número de divórcios vem aumentado em lugar de diminuição, tão tal fenômeno pode ser explicado pela falta de contato íntimo entre os parceiros, (.) é que nem sempre há tempo para a interação: os beijos são substituídos por curtas mensagens avisando sobre o atraso que o trabalho ocasionará na saída do casal para curtir a dois, e se depois existe alguma interação quase amorosa, é para amenizar a sensação de que é preciso corresponder em algum nível à vida de compromisso baseada numa conveniência.

       Assim como nas relações afetivas, os vínculos de amizade são poucos profundos, mesmo que o número no rol de amigos do facebook pareça numeroso, o contato, a cumplicidade, a intimidade, os votos de confiança que existiam no plano físico das relações vêm perdendo espaço para os aplicativos de celulares, (.) infelizmente vivermos vivemos mais de ‘’touch’’ do que de toque. É que toda relação social está sujeita aos conflitos, e os indivíduos, por medo e facilitação das interações, acabam se colocando na defensiva, vivenciando amizades distantes, sem vínculos.

      É preciso urgentemente modificar esses comportamentos poucos afetivos, no sentido de garantir uma melhor convivência dos indivíduos na vida em família, em sociedade. Para isso, a demonstração de amor ao próximo deve ser representada na prática na sua totalidade, sem interesse, recuos ou padrões de escolha, (.) ama-se a pessoa do jeito que ela é, nisso consiste a essência de um sentimento profundo, mas só veremos o amor representando nas relações entre os indivíduos quando o outro sair da sua zona de insegurança ou medo e se colocar em à disposição de vivenciar laços profundos de amor e amizade(.)

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200