A tecnologia veio evoluindo com o tempo e, assim, trazendo inúmeras facilidades para o cotidiano das pessoas(.) com o uso de smartphones, tablets, computadores e outros aparelhos, é possível encurtar a distância e formar vínculos afetivos, mas será que as pessoas estão sabendo conciliar isso a à sua vida real sem se distanciarem das relações próximas e concretas nos seus planos reais de convivência?
Os relacionamentos humanos atualmente estão cada vez mais dispersos, onde sempre é mais fácil demonstrar sentimentos por mensagens de texto, áudios ou transmissões de vídeo do que pessoalmente. Grandes decisões são tomadas por pessoas através de simples telas, sem o menor contato presencial, dando assim uma relação de comunicabilidade puramente superficial. Algumas instituições, como o casamento, são afetadas, (;) segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o tempo mínimo entre os casamentos reduziu-se a olhos vistos, chegando em 2012, a durarem em média 15 anos, o que é pouco para algo que antes era um laço inquebrável.
A sociologia estuda os fatos sociais e busca compreender como se dão as relações humanas. O homem nasceu para viver em sociedade, sendo a primeira etapa com a família e, quando cresce, incorpora-se em meios externos. Com toda a superficialidade das relações, a família é extremamente afetada, fazendo pessoas residirem no mesmo lugar sem ter o mínimo de diálogo. O sociólogo Zygmunt Bauman afirma que as pessoas devem sentir que são amadas, ouvidas e amparadas, em um lugar onde as afinidades não fossem raras e se dessem de formas mais comuns.
Portanto, é necessário que as pessoas entendam a volubilidade as quais na qual estão mergulhando e deem mais atenção ao mundo real. A mídia, uma grande influenciadora, deve ater-se a à necessidade de difundir ideias para enaltecer as relações sociais, e não apenas difundir o mundo tecnológico sem precedentes, (.) só assim o impacto da superficialidade em uma sociedade criada em atos afetivos volúveis e sem raízes sólidas seria reduzido.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego devido de pronomes relativos, à coesão verbal e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |