O medo da solidão - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 24/09/2016

Status:

Corrigida
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O incessante medo da solidão nos faz está estar sempre a à procura de companhia. Os meios de comunicação se transformou transformaram em um elo que aproxima o distante, mas gera um casulo, isolando em um novo mundo: o virtual.

Estamos constantemente fazendo novas amizades, dividindo nossas particularidades com os novos amigos virtuais. Entretanto, os amigos reais são poucos, nos quias com os quais mal compartilhamos acontecimentos, curtimos momentos e comentamos situações.

A presença do corpo, com a ausência da atenção, do diálogo e demonstrações de afeto, levou ao aumento da falência dos relacionamentos afetivos. A busca do ideal e perfeito trouxe a insatisfação com o outro.

As redes socias nos aproximam, ao mesmo tempo que nos distancia. Os meios encontrados para sanar a inquietude da solidão nos isolam e aprisionam frente (a) celulares e computadores, tornando obsoleto o diálogo corpo a corpo. O equilíbrio entre os  dois mundos: (,) real e virtual, resulta em mais satisfação e comprometimento.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância verba, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver um pouco mais a argumentação, explorando dados concretos sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200