Essa nova era tecnológica está aproximando as pessoas que moram longe e distanciando as que estão num mesmo ambiente. O ser humano ainda não consegue estabelecer limite em si quando se trata de tecnologia, há pouco tempo ainda seria capaz de acreditar no amor, mas da forma em com que tudo vem ocorrendo, fica complicado apostar nessas coisas, pois as pessoas próximas estão distantes.
Andando pela cidade, não se vê mais casais ou amigos na praça, na lanchonete ou na sorveteria constantemente, porém não é tão difícil ver declarações e mais declarações nas redes sociais. Não esquecendo-se que, quando presencia-se esses fatos, estão todos com o celular na mão, esquecendo assim de interagir entre si. Casais que se formam no mundo digital podem ser mais felizes que aqueles que se conhecem por outros meios, revelou um novo estudo americano publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS), e uma justificativa para esse fato é que as pessoas se dão mais atenção por um aparelho tecnológico.
Além disso, o que mais assusta é o fato de casamentos de anos chegando ao fim, como é o caso do fim do matrimônio da apresentadora do programa Encontro da Rede Globo, Fátima Bernardes e do apresentador do Jornal Nacional da Rede Globo, William Bonner, que se separaram recentemente depois de 26 anos juntos. Ninguém tem o direito que de invadir a vida do outro e saber o real motivo da separação, porém pode ser que a falta de comunicação pode possa ter afetado a vida do casal.
Diante do que vem sendo apresentado no cotidiano, é necessário que as pessoas dê deem mais valor ao mundo que as cercam, aos amigos que estão ali presentes, dê mais valor ao real, a à comunicação, a à interação como um todo. E é imprescindível também que reflitam sobre como vêm veem se relacionando com as pessoas, se estão só as amando no virtual ou estão realmente fazendo jus a tudo que se escreve quando tira um tempinho para falar daquele ser.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras, à concordância verbal e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, porém há trechos em que o texto pode ser mais objetivo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |