Aumento da tecnologia e diminuição do contato físico pessoal - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 24/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com o avanço das tecnologias e o consumismo desenfreado de equipamentos eletrônicos absorventes destas tecnologias fazem com que as pessoas diminuam o contato físico social e afetivo familiar. Desse modo, vemos mais grupos de pessoas se relacionando virtualmente, e entre os familiares há um alargamento dos traços afetivos.

Hoje vemos menos grupos de pessoas se relacionando fisicamente e, quando estão reunidos em espaços físicos, percebemos que algumas pessoas deste grupo não estão interagindo assiduamente com o grupo, pois estão ligadas as às informações que chegam a toda todo instante através dos aplicativos dos equipamentos eletrônicos. Entretanto, devemos mudar a forma de como nos relacionamos socialmente, com menos contato superficial.

Outrossim, o distanciamento da relação afetiva entre os familiares é causada causado em parte por o pelo uso excessivo de tecnologia destes equipamentos eletrônicos, por exemplo, quando sabemos que o pai ao chegar em casa do trabalho busca indagar seus filhos de como foi o dia na escola e os mesmo respondem de forma vaga e não há aquele diálogo mais próximo, cheios de carinhos. Dessa maneira, deve-se procurar ter o uso moderado deste equipamento e estreitar os laços afetivos.

Destarte, faz-se necessário mudar o relacionamento superficial para um relacionamento mais presencial e físico, buscando assim interagir de maneira mais afetiva com nossos amigos e parentes, usando de maneira consciente e moderada as tecnologias (a) nos nós apresentadas, evitando deixar de lado o diálogo de contato pessoal.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino), à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200