A superficialidade é o pântano no qual os homens afogam o amor, criam máscaras para que suas feridas não sejam tocadas, (.) é crescente o perigo por um individualismo exagerado que desvirtua os laços afetivos, onde os vínculos são deixados a à precariedade dos desejos e da insegurança. As pessoas estão cada vez mais virtuais, muitas vezes pra falar com alguém ao lado é preciso recorrer as às tecnologias, porque a presença física parece estar ficando invisível. Vive-se a era da modernidade líquida, onde tudo ocorre com tanta rapidez, que fica difícil adaptar-se e acompanhar esse estilo de vida imposto por um sistema, onde o ser humano tornou-se um bem de consumo a ser usado e descartado.
O sociólogo Polonês Zygmunt Bauman fala sobre as dificuldades que as pessoas têm em estabelecer laços afetivos duradouros, (;) embora tenham a necessidade de ter alguém pra vida inteira, temem por medo, insegurança. Até o amor próprio está abalado, porque o amor está sendo negligenciado, vivenciar um relacionamento superficial, elimina as chances de criar raízes e de marcar positivamente a vida da pessoa por onde o outro passou.
A cultura do provisório, afeta até mesmo os casamentos duradouros, os fracassos dão origem a novas relações, novas uniões, as relações temporárias nascem na insegurança, a falta de intimidade faz com que os laços se percam no tempo. Ao contrário de várias partes da África onde o secularismo não conseguiu enfraquecer alguns valores tradicionais, pois em cada matrimônio gera uma forte união entre as duas famílias, diferente de vários países, inclusive o Brasil, que diminui de forma significativa a duração dos matrimônios.
A família, por ser o âmbito da socialização primária e o primeiro lugar onde se aprende a relacionar-se com o outro, juntamente com a escola, devem cuidar para que, desde a infância, a criança aprenda a usar, discernir de maneira responsável as diversas fontes de comunicação disponíveis. Cultivar e ensinar a vivência dos laços que nutrem e fortalecem o ser humano, deixar de ser uma ilha, para ser parte que completa outra pessoa. Olhar o ser humano, como ser único, insubstituível e amar e deixar-se ser amado.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas a argumentação precisa ser melhor embasada. Em alguns trechos, o texto se assemelha a um artigo de opinião.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |