A ERA DO DESCARTÁVEL - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 23/09/2016

Status:

Corrigida
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    A superficialidade é o pântano no qual os homens afogam o amor, criam máscaras para que suas feridas não sejam tocadas, (.) é crescente o perigo por um individualismo exagerado que desvirtua os laços afetivos, onde os vínculos são deixados a à precariedade dos desejos e da insegurança. As pessoas estão cada vez mais virtuais, muitas vezes pra falar com alguém ao lado é preciso recorrer as às tecnologias, porque a presença física parece estar ficando invisível. Vive-se a era da modernidade líquida, onde tudo ocorre com tanta rapidez, que fica difícil adaptar-se e acompanhar esse estilo de vida imposto por um sistema, onde o ser humano tornou-se um bem de consumo a ser usado e descartado.

      O sociólogo Polonês Zygmunt Bauman fala sobre as dificuldades que as pessoas têm em estabelecer laços afetivos duradouros, (;) embora tenham a necessidade de ter alguém pra vida inteira, temem por medo, insegurança. Até o amor próprio está abalado, porque o amor está sendo negligenciado, vivenciar um relacionamento superficial, elimina as chances de criar raízes e de marcar positivamente a vida da pessoa por onde o outro passou.

      A cultura do provisório, afeta até mesmo os casamentos duradouros, os fracassos dão origem a novas relações, novas uniões, as relações temporárias nascem na insegurança, a falta de intimidade faz com que os laços se percam no tempo. Ao contrário de várias partes da África onde o secularismo não conseguiu enfraquecer alguns valores tradicionais, pois em cada matrimônio gera uma forte união entre as duas famílias, diferente de vários países, inclusive o Brasil, que diminui de forma significativa a duração dos matrimônios.

      A família, por ser o âmbito da socialização primária e o primeiro lugar onde se aprende a relacionar-se com o outro, juntamente com a escola, devem cuidar para que, desde a infância, a criança aprenda a usar, discernir de maneira responsável as diversas fontes de comunicação disponíveis. Cultivar e ensinar a vivência dos laços que nutrem e fortalecem o ser humano, deixar de ser uma ilha, para ser parte que completa outra pessoa. Olhar o ser humano, como ser único, insubstituível e amar e deixar-se ser amado.

 

    

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas a argumentação precisa ser melhor embasada. Em alguns trechos, o texto se assemelha a um artigo de opinião.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200