A superficialização das relações humanas - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 23/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É (de) conhecimento geral queas relações humanas estão cada vez mais superficiais. (,) Principalmente por causa dos mecanismos tecnológicos que nos propiciaram isso. Nesse sentido, dois (fatores) fazem-se relevantes: o afastamento de pessoas próximas e a capacidade de se relacionar (com) as pessoas.

Este cenário tornou-se real na medida em que as pessoas começaram a pensar que se relacionarem por trocas de mensagens era o mesmo que se relacionar fisicamente. Sendo assim, elas não precisam sair de casa para conversar, não existe mais a necessidade de se encontrarem na praça para socializar, pois podem conversar, trocar vídeos, se relacionar de casa ou de onde estiverem.

Outros fatores que contribuem para essa superficialidade é a dificuldade de lidar com as complexidades das relações humanas. Todos nós somos, agimos, pensamos de formas diferentes e temos problemas, e esses fatores incomodam algumas pessoas, causam estresse e tudo mais. Então, em vez de preocupar-se com meu amigo real, saber como está sua vida, ter de dar explicações sobre o porquê fiz tal coisa de tal jeito, consegue-se amigos através de solicitações de amizades, e esses “amigos” só irão curtir e comentar suas publicações sem nem ao menos saber o que se passa na sua vida concreta.

Diante dos argumentos supracitados, é de suma importância que pais, e amigos incentivem a socialização de forma mais humana, como encontros casuais, passeios em grupos. E por parte do governo, realizar campanhas que auxiliem na “luta” contra a superficialização das relações humanas.
Assim, ficará mais fácil de se enxergar que existe um mundo, com pessoas fora da tela, pronto para ser explorado.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200