A superficialidade afetiva nos dias de hoje - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 23/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É visível nos dias de hoje a superficialidade nos vínculos afetivos. Não se cria laços profundos e acaba-se por não viver experiências de qualidade, positivamente através de uma abertura social, que favorece a todos nós, oferecendo novas possibilidades nas várias configurações parentais e familiares, entretanto, indo mais a fundo, cada um de nós têm tem motivações, não conscientes, em cada escolha que fazemos a todo o momento, a mídia em si, tem a sua colaboração.*

Existe, sim, uma entrada social, no qual que nos oferecem novas possibilidades, na criação de novos encadeamentos afetivos. Temos, portanto, maior liberdade para escolher como (e com quem) queremos e com quem nos relacionar.

A superficialidade aparece aparente (no) “ficar” dos adolescentes, pode estar também, nos altos índices de divórcio, separações e, talvez, no aumento das relações não oficializadas que existem atualmente. Pois, muitas das vezes, pessoas buscam noutro algo que faltam-lhe – a perfeição- gerando um progresso na construção de relacionamentos na contramão do destino da monogâmico.

As redes sociais, mais do que nunca, fazem parte da rotina de muitas pessoas, pois, as informações estão nas mãos de todos de forma instantânea. Em contrapartida, o mundo virtual interfere de modo problemático nos relacionamentos, além da comunicação física e a administração do tempo.

Dessarte, as pessoas devem libertar-se destas crenças, que geram em suas vidas um tipo de auto-sabotagem. Mais importante do que localizar esse medo, que estar preso interiormente, será o autoconhecimento, pois cada ser humano é único e não importa à a idade, classe social, momento que esteja atravessando, sempre é possível e necessário iniciar o processo de mudança.

Comentários do corretor


* A pontuação equivocada deixou o a introdução confusa. Reveja.

Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto, porém há trechos em que o a redação não está clara, além de que a argumentação não extrapola o senso comum.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200