Muito se discute sobre a forma como se estabelecem os relacionamentos dos indivíduos uns com os outros e com a própria sociedade. Ao que parece, os laços afetivos entre as pessoas estão cada vez mais superficiais, o que pode estar atrelado com as às novas tecnologias e com a dinamicidade do mundo moderno.
Com o advento da Revolução Industrial, a velocidade com que se deu o avanço tecnológico fez com que aumentassem rapidamente as novidades no mercado e, consequentemente, a relação da população com as novas tecnologias. Sendo assim, os indivíduos se tornaram cada vez mais dependentes dos novos lançamentos, tanto real quanto virtualmente. Exemplo disso são as próprias redes sociais, sendo que muitos deixam as amizades criadas pela Internet em primeiro lugar enquanto que a relação pessoal com amigos e familiares fica em segundo plano. Sendo assim, as pessoas se isolam em seus celulares, tablets e outros aparelhos, esquecendo-se do outro que está ao seu redor.
Além disso, a correria diária, como deixar e buscar filho na escola, sair cedo e voltar tarde para casa, passando uma elevada quantidade de horas no trabalho, se preocupar com as contas para pagar no mês, entre outros impasses, faz com que o adulto se estresse cada vez mais. Isso, por sua vez, pode acarretar no estabelecimento de vínculos rasos dentro do ambiente familiar, uma vez que falta tempo para se dedicar a essa relação de fato.
Portanto, nota-se facilmente que a fragilidade dos laços familiares e de amizade é cada vez mais comum em nossa sociedade. Sendo assim, é válido levantar algumas medidas que possam amenizar esse problema. Entre elas, pode-se citar que um grupo de amigos, por exemplo, pode aproveitar da própria tecnologia para criar uma forma de entretenimento que envolva a todos e que não isole cada um em seu mundo virtual. Além disso, é necessário que a família tire um tempo para si e se dedique à relação familiar, já que é a partir dela muitas vezes que construímos nosso caráter e obtemos conselhos e apoio.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal e à coesão frasal.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |