Tudo muda - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 23/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

                                                                                                                    Tudo muda

Estamos inseridos numa era digital, que nos conecta com o mundo eliminando fronteiras e obstáculos. A fluidez das informações e comunicações nos garantem facilidades e comodidades antes inexistentes. Porém, nem tudo são flores. Com toda essa facilidade de comunicação e de informação que estar em está à nossa disposição em apenas simples cliques pode trazer malefícios.

Encontramos variadas ferramentas que nos possibilitam o contato com familiares e amigos que se encontram distantes de nós. Podemos citar como exemplo: Facebook, Twitter, Badoo, Instagram, Skype, Viber, Snapchat, Telegram, Line, Facebook Messenger, Wechat, além do famoso Whatsapp. Com tantas ferramentas e possibilidades, fica até difícil escolher qual desfrutar. As redes sociais e a internet, de modo geral, apresentam seus benefícios, como também seu lado negativo. De um lado, é um potente canal de interação social, desenvolvendo relações de amizade, relacionamentos, aproximação e comunicabilidade. De outro lado, se não for manuseado de maneira inteligente, pode trazer malefícios ao usuário. Como por exemplo: dependência virtual, afastamento social, depressão, introspectividade, relacionamentos superficiais e vários outros prejuízos. Cabe cada qual, a cada um se policiar em relação ao uso das tecnologias que temos ao nosso redor para que não nos causem danos.

 Os relacionamentos hoje em dia, estão cada vez mais superficiais. O Facebook e o Whatsapp (mais populares) estão presentes na maioria das famílias, substituindo as conversas presenciais por mensagens digitais, emojis e emoticons. O diálogo familiar acaba sendo deixado de lado (existem exceções) em detrimento das redes sociais. Muitos preferem ficar conectados no mundo virtual a desfrutar do mundo real. Podemos conter em nossas redes sociais (Facebook como exemplo), centenas de amigos que, em muitos casos, sequer conhecemos, mas estão lá só dando estatísticas numéricas. Amizades e relacionamentos à distância estão se tornando comum comuns. O esfriamento dos laços afetivos, a busca por novas experiências, novas amizades, novos relacionamentos é produto da uma sociedade contemporânea na qual estamos inseridos.

Portanto, precisamos utilizar com sabedoria e cautela os meios de comunicação. (,) Não permitindo que nós sejamos controlados pelas ferramentas digitais, mas que tenhamos o controle total sobre elas. Prezar pelas relações pessoais e afetivas, se relacionar de forma mais presencial o possível, desfrutar de momentos com a família e amigos sem ficar pendurado em smartphones, tablets e Whatsapp só traz benefícios. Faz bem para saúde física e emocional estar próximo de pessoas que gostamos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras, à concordância verbal e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, mas é possível desenvolver uma escrita mais objetiva e direta.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200