Acerca Há cerca de setenta bilhões de anos, habitavam-se na terra os primeiros primatas (classe a qual pertence os homens), (.) desde então, o mundo enfrentou várias mudanças, várias descobertas, e, principalmente, o mundo viveu e ainda vive o confronto entre as nações. No último século passamos pelas chamadas Revoluções industriais, com elas aprendemos grandes evoluções, desde a máquina-vapor a satélite e computadores, mas a à medida que a tecnologia cada vez mais entre entra em ascensão, o ser humano a cada dia se torna (mais) artificial.
É importante ressaltarmos que este rápido avanço tecnológico tem como consequência principalmente a disputa armamentista. Noventa por cento do mundo atual é capitalista, dessa forma encontramos uma vasta população hipnotizada pelo consumismo impulsivo, indagada cada vez mais ao não contato direto com o ser humano, mas com a tecnologia virtual.
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman tenta mostrar através de seus livros nossa dificuldade de comunicação afetiva, já que todos querem relacionar-se. Entretanto, não conseguem, seja por medo ou insegurança. Em consequência, deste distúrbio virtual, teremos daqui pra frente jovens analfabetos. O comportamento violento aumentará cada vez mais, atividades físicas se tornaram escassas, ao longo das décadas, o corpo irá emitir vários problemas causados pelo sedentarismo. Teremos relacionamentos instáveis, pois as relações humanas estão cada vez mais flexíveis. Acostumados com o mundo virtual e com a facilidade de “desconectar-se”, as pessoas não conseguem manter um relacionamento de longo prazo.
Contudo, é necessário que as escolas, desde cedo, ensinem as crianças a importância do convívio social, (.) também cabe aos pais à a fiscalização de aparelhos e televisores em horários que, de ser forma* mostrem as crianças o verdadeiro papel do convívio familiar e das refeições, pois desta forma estas cresceram crescerão mais alienadas e passaram passarão de geração em geração a importância de crescerem saudáveis e mais sábias.**
Comentários do corretor
* ser forma?
** crescer mais alienadas não é algo positivo.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase, à coesão frasal e à coerência.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma confusa, com trechos sem nenhuma coerência e mal elaborados.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |