A revolução informacional ocorrida a partir da década de 70 mudou o mundo e, mais que isso, transformou a forma como nos relacionamos. E para alguns, essa nova dinâmica dos vínculos têm tem prejudicado a qualidade dos relacionamentos, levando a relações superficiais, embora seja exatamente o oposto.
Nesse sentido, é preciso destacar que a tecnologia não torna os relacionamentos superficiais, as redes sociais ampliam o contato entre as pessoas e, conquanto o números de amizades rasas seja crescente, é apenas um reflexo de se conhecer mais pessoas. Como disse o filósofo Karl Marx, o homem é um ser social. E as tecnologias não alteram isso. Diferente do que se pode pensar, os sites e aplicativos não promovem a banalização das relações, mas sim sua diversificação.
Portanto, podemos notar que as mudanças na forma como nos relacionamos não são uma coisa ruim, se alguns laços são mais facilmente quebrados, isso se deve a à liberdade e plasticidade características da atualidade. Pessoas que nunca poderiam ter se conhecido de outras formas, tornam-se amigas em páginas, blogs e canais. Jovens e adultos compartilham suas alegrias e tristezas com milhares de pessoas, e em muitos casos, recebem o apoio que não teriam de outra forma.
Dessa maneira, se mostra necessário que a sociedade mostre que as pessoas são livres para se relacionarem da forma que lhes aprouver. Às famílias, cabe guiar os mais jovens e explicar a importância de boas relações, tanto por conversas quanto por atitudes, para que possam se desenvolver socialmente. Do Estado, é preciso que cumpra seu papel de promotor da justiça e segurança, garantindo que o ambiente virtual seja livre de crimes, para que as pessoas possam se relacionar de maneira segura.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e a coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando uma perspectiva diferente do senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |