Com o passar dos anos, a tecnologia teve um grande avanço, fazendo com que a sociedade evoluísse junto. Hoje em dia é comum encontrarmos uma família onde todos tenham um celular de última geração, mas o quanto isso nos afeta?
Crianças que não sabem mais o que é brincar na rua, que não conhecem as famosas brincadeiras como “amarelinha”, entre outras, se perdem em um mundo privado dentro do celular e esquecem de aproveitar cada fase da forma que deveria ser, e é nesse momento que aparecem as dificuldades em se relacionarem com alguém pessoalmente. Um almoço de família, que antigamente era tão comum, deixa de ser um simples almoço e se torna apenas um encontro onde cada um fica no seu “mundinho” privado.
A ideia de “ficar” dos adolescentes acarreta em relacionamentos superficiais, onde um “eu te amo” nãos é mais dito olhando nos olhos, e sim por mensagens, onde declarações são feitas através de fotos postadas nas redes sociais, e quando se encontram pessoalmente não conseguem focar no mundo exterior ou apenas conversar sem o uso de aplicativos.
As relações superficiais também acontecem no meio das amizades, hoje ninguém sabe dizer quem dos milhares de amigos das redes sociais fazem jus ao nome amigo, quem de fato não serve apenas para curtir uma foto postada ou marcar um “rolé” no final de semana, amigos que estão espalhados pelo mundo todo, mas que não sabem nada sobre o outro.
Não seguir os avanços da tecnologia é se perder no passado, as pessoas precisam acompanhar tudo que acontece de novo a sua volta, estar na moda e ter todos os tipos de aplicativos desejáveis, mesmo que elas (se) esqueçam que ainda existe um mundo além da tecnologia. É necessário que as pessoas deixem o conforto de lado, esqueçam das relações rápidas, usem a tecnologia para conhecer um mundo novo, a fim de se comunicarem com as pessoas, se dedicarem mais ao significado de uma relação, deixando a superficialidade de lado.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar um pouco mais dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |