- Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 22/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Tudo muda o tempo todo e isso impacta na maneira que (com que) nos relacionamos. Carros que são trocados com menos de dois anos de uso, celulares que não chegam a um e roupas que precisam atender às ultimas tendências da moda. Os casamentos, namoros e até as amizades têm sido cada vez mais efêmeros.

Deixar se levar pelo consumismo é perigoso e maléfico. Deixamos de viver bons momentos em busca de recursos e os dispensamos em coisas que nem sempre trarão a satisfação esperada. Ou até mesmo não damos tempo sufuciente para se chegar a uma conclusão sobre se aquilo é bom ou não.

Segundo o IBGE, os casamentos em 2002 duraram duravam em média 17 anos, e em 2012 passou passaram para 15. Os namoros rápidos, também chamados de "ficar", muitas vezes não passam da festa em que acabaram de se conhecer, ou melhor dizendo, de se encontrar, pois é comum que nem se saiba o nome da outra pessoa. Amigos de longa data, daqueles de se guardar debaixo de sete chaves, como diria o poeta, estão em extinção.

Precisamos dar tempo ao tempo, evitar o superficialismo e dar mais valor a pequenos detalhes. A pressa nos priva de praseres prazeres duradouros.

 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem extrapolar o senso comum sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200