Vivemos em um meio extremamente moderno, onde todos os dias são lançados novos produtos que causam o consumo desenfreado naqueles que buscam estar sempre atualizados. Essas transformações rápidas, causa diversosos efeitos no indivíduo, em particular e nas suas relações com a sociedade.
No século XIX, antes da modernidade tecnológica começar a se desenvolver e se estender rapidamente, o relacionamento entre as pessoas era mais presente fisicamente, pois utilizava-se frequentemente do diálogo, da atenção, do parar para ouvir. Mas, com passar do tempo, a comunicação tornou-se facilitada, primeiro com a criação do telefone, logo após o cinema, a o rádio, a televisão, até chegar na internet, que ultrapassou fronteiras tornando as pessoas mais próximas, mesmo sendo virtualmente.
Esse desenvolvimento acelerado, fez com que a sociedade procurasse estar sempre a à frente, atualizando-se de novos produtos eletrônicos, aplicativos,ofertas, moda, fazendo (com que) o sujeito contemporâneo transformasse essa rápida mudança que o mundo moderno oferece, como em algo necessário, fundamental para sua interação no meio. Mas, com toda essa novidade, muitos encaram seus relacionamnetos da mesma forma, sendo no meio familiar, entre amigos, ou com seus parceiros, transformando suas relações em (algo) superficial.
Levando-se em consideração esses aspectos que nos fazem nos relacionar de forma superficial, devemos buscar formas para modificar essa realidade. Podemos começar a interagir de forma mais presente com as pessoas, prestar e dar atenção, valorizar quem está ao nosso lado, e isso modernidade nehuma pode nos tirar.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar um pouco mais dados concretos e atuais que ajudem a ilustrar a situação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |