A evasão escolar é comum nas escolas brasileiras, assim como o trabalho infantil ainda apresenta números assustadores. Pode-se afirmar que a atividade exercida por menores não é a principal causa do abandono das instituições de ensino, contudo, é um problema existente que afeta diretamente a educação do país.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad) de 2013 indicam que 45,7% dos jovens brasileiros não conseguem concluir o ensino médio devido a vários motivos. Visto que, o trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social, milhares de crianças deixam de ir à escola e passam a trabalhar nas lavouras e campos sem remuneração alguma, sabe-se que no país essa pratica é ilegal, salvo se estiver na condição de aprendiz.
Contudo, apesar de que a principal causa da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse, a educação sofre drasticamente com a persistência do trabalho infantil, com o rendimento afetado milhares de crianças e adolescentes tem seu crescimento educacional prejudicado. Em contra partida, não se caracterizando principal motivo do abandono escolar, criou-se o termo jovens aprendizes.
Investir na erradicação do trabalho infantil ilegal, contudo, é uma excelente intervenção, buscar combater a evasão escolar com o aprimoramento de ideias didáticas. O ministério da educação (MEC) deve lançar campanhas de incentivo a importância da frequência nas escolas, e o não abandono do ano letivo em parceria com a mídia. O governo brasileiro deve intensificar as fiscalizações de possíveis ambientes que facilite a exploração infantil, e a sociedade precisa se conscientizarem que educação é primordial para o futuro do país.
Comentários do corretor
Este não é o tema proposto no mês de setembro. Fuga ao tema zera a redação do Enem em vestibulares e outros processos seletivos.
Atente-se ao enunciado da proposta.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 0 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |