A desumanização das relações - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 21/09/2016

Status:

Corrigida
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 Com a modernidade vieram as luzes, máquinas, automóveis e a internet, ganhamos tempo, o mundo ficou menor, e mesmo assim muitas vezes não nos sobra nem um minuto para dedicarmos as às nossas famílias e amigos. O rimito ritmo frenético de nossas vidas está minando a forma como nos relacionamos, levando a relações superficiais e pouco saudáveis.

  Aceite uma solicitação e faça um novo amigo, aperte um botão e termine um namoro, (;) na era digital, relações são criadas e destruídas com um click. As redes sociais são responsáveis por difundir um novo modelo de relacionamentos, em que os números valem mais que as relações em si. Temos centenas ou até milhares de amigos em nossas páginas da rede, e ainda assim, carecemos de laços afetivos reais.

 Também, vale notar que a superficialidade das relações impede o desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação, principalmente dos mais jovens. Habilidades que serão necessárias para a formação moral dos indivíduos e que moldam tanto sua visão e interpretação do mundo quanto de si mesmas. Sem isso, teremos cada vez mais pessoas alienadas e incapazes de viver em sociedade de maneira harmoniosa.

 Além disso, é notável como a necessidade de receber atenção têm tem levado as pessoas a atitudes cada vez mais desesperadas, resultado da precarização das relações, principalmente familiares. O núcleo familiar, assim como o de um átomo, precisa ser estável, ou corre o risco de se desintegrar, e para isso são precisos laços fortes e duradouros, o oposto do que temos observado.

 Dessa forma, se faz notar que as relações e interações humanas têm se tornado cada vez mais superficiais, e que precisamos lutar contra essa tendência. E é na escola onde se dá grande parte do convívio que influenciará como as pessoas irão se relacionar. As escolas devem estimular os jovens a conviver, brincar e dialogar. Embora tenha uma papel importante, só o colégio não resolve, o principal agente de mudança deve ser a família, pais e filhos precisam praticar atividades conjuntas e reservar tempo para o convívio.

Comentários do corretor


Atenção ao emprego da crase, à pontuação e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200