É notória a brusca alteração da dinâmica mundial com o advento das revoluções industriais, com destaque especial a à Revolução Técnico-Científico-Informacional. As transições decorrentes de tais eventos foram determinantes para as relações sociológicas atuais.
A constante renovação tecnológica, aliada a à ideologia do consumismo, levou o ser humano a uma busca incessante pelo novo, sendo disseminada a ideia de que o velho ou aquilo que não traz as mesmas sensações iniciais deve ser descartado ou substituído. Dessa forma, as relações sociais tornaram-se um reflexo das relações materiais: tal como um celular que não satisfaz seu dono por não possuir a mesma mera função que o seu sucessor é substituído, o namoro ou o casamento acaba quando a euforia inicial finda.
Junto a isso, há a ideia da felicidade "propaganda" disseminada nas redes sociais, que prega a vida perfeita e o sucesso ininterrupto. Assim, verifica-se pessoas compartilhando fotos com os amigos, divulgando sua vida social, quando esses laços de amizade podem nem ser tão significativos e consistentes quanto parecem, sendo tal ato um grande exemplo da superficialidade das relações em benefício da construção da autoimagem.
Nota-se, portanto, uma sociedade escrava do hedonismo e do efêmero, sem saber lidar com a complexidade das relações humanas, limitando-as a mercadorias para serem expostas nas redes sociais.
Tal cenário leva a à necessidade de se mostrar, desde a infância e a adolescência, a importância da criação de vínculos duradouros, mesmo que esses fujam do ideal com suas turbulências e intempéries. Atividades dinâmicas promovidas pelos professores que incentivem relacionamentos mais profundos desde a escola, como reflexões e debates, podem ser uma solução significativa para esta sociedade superficial e imediatista na qual vivemos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |