Culto ao efêmero - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 21/09/2016

Status:

Corrigida
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É notória a brusca alteração da dinâmica mundial com o advento das revoluções industriais, com destaque especial a à Revolução Técnico-Científico-Informacional. As transições decorrentes de tais eventos foram determinantes para as relações sociológicas atuais.

A constante renovação tecnológica, aliada a à ideologia do consumismo, levou o ser humano a uma busca incessante pelo novo, sendo disseminada a ideia de que o velho ou aquilo que não traz as mesmas sensações iniciais deve ser descartado ou substituído. Dessa forma, as relações sociais tornaram-se um reflexo das relações materiais: tal como um celular que não satisfaz seu dono por não possuir a mesma mera função que o seu sucessor é substituído, o namoro ou o casamento acaba quando a euforia inicial finda.

Junto a isso, há a ideia da felicidade "propaganda" disseminada nas redes sociais, que prega a vida perfeita e o sucesso ininterrupto. Assim, verifica-se pessoas compartilhando fotos com os amigos, divulgando sua vida social, quando esses laços de amizade podem nem ser tão significativos e consistentes quanto parecem, sendo tal ato um grande exemplo da superficialidade das relações em benefício da construção da autoimagem.

Nota-se, portanto, uma sociedade escrava do hedonismo e do efêmero, sem saber lidar com a complexidade das relações humanas, limitando-as a mercadorias para serem expostas nas redes sociais.

Tal cenário leva a à necessidade de se mostrar, desde a infância e a adolescência, a importância da criação de vínculos duradouros, mesmo que esses fujam do ideal com suas turbulências e intempéries. Atividades dinâmicas promovidas pelos professores que incentivem relacionamentos mais profundos desde a escola, como reflexões e debates, podem ser uma solução significativa para esta sociedade superficial e imediatista na qual vivemos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200