A Geração Superficial - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 21/09/2016

Status:

Corrigida
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Atualmente o mundo vivencia uma grande revolução tecnológica, com inovações surgindo constantemente, como novos computadores, notebooks, tablets, jogos eletrônicos e smartphones. Devido a uma linguagem visual atraente e cada vez mais fácil de ser manipulada, as tecnologias têm proporcionado ferramentas velozes de informação e comunicação às pessoas, que se tornam dependentes desses recursos.

Há décadas as pessoas distantes se comunicavam por cartas escritas, e a demora a receber uma resposta gerava grandes expectativas. Atualmente, a conversa virtual é grátis* e rápida, o que é importantíssimo para a evolução das empresas e para o encurtamento de distâncias, (.) porém, pode ser uma comunicação mais fria e impessoal, onde não se coloca sentimento naquilo que se escreve.

Nas redes sociais acompanhamos o registro de vários acontecimentos na vida dos nossos contatos, o que pode criar uma silenciosa e acirrada disputa para mostrar quem aparenta ter a vida mais feliz. Isto porque existe uma concepção de que felicidade e bem-estar social são atrativos e atributos de alguém interessante. Desta forma, são feitas publicações visando a uma grande quantidade de curtidas e comentários, pela exaltação do ego, resultando em relações efêmeras e sem profundidade. E o abraço amigo ou o elogio dado pessoalmente vão, assim, perdendo a importância.

Outrossim, ao viajarem ou irem a um evento qualquer, as pessoas preferem filmar, tirar fotos e mandar comentários em tempo real em vez de curtir o local ou a presença dos amigos. Dessa forma, elas vivenciam os momentos mais como documentaristas do que participantes.

O desenvolvimento tecnológico certamente trouxe facilidades, conforto e acesso ao conhecimento. Porém, é preciso que todos aprendam a lidar com ele de forma consciente. A responsabilidade por adquirir essa consciência pode partir da criação de um novo plano educacional, que abranja um ensino mais humanizado e que alerte os alunos dos benefícios e malefícios do uso da tecnologia.

Comentários do corretor


* planos de internet não são gratuitos. 

Atenção à pontuação.

À exceção do observado acima, o texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200