Com os avanços tecnológicos, o mundo se tornou muito mais otimizado. Tanto nos meios de comunicação, transporte e dentre outros, mas o problema é quando esta otimização chega a um ponto fundamental: as relações em sociedade.
Neste século XXI, quem ganha o destaque são os smartphones, aparelhos inteligentes que fornecem inúmeras funções, porém muitas pessoas não sabem impor limites a eles e acabam tornando-se dependentes desta tecnlogia.
É nítido em muitos lugares indivíduos em dupla ou grupo ''vidrados'' em seu ''próprio mundo'', ao invés da ação mais simples entre duas pessoas: a conversa.
Nesse sentido, há dois males. A depressão por causa do isolamento da pessoa, sendo ela sozinha e se sentindo inferior as às outras, e também os gastos com tecnlogia com muitas das vezes extrapolando o limite financeiro do comprador apenas para deixá-lo ''na moda''.
Sendo assim, deve-se haver um equilíbrio entre a tecnologia e as relações por parte do indivíduo, e palestras de ONG'S que alertam sobre os males deste consumismo, para que seja reduzido reduzida ao máximo esta situação.
Comentários do corretor
Atenção à coesão frasal, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar em uma discussão mais crítica e embasada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |