O mundo está mais tecnológico e virtual. E esta é uma realidade incontestável. Mas até que ponto essa tecnologia e modernidade influenciam as vidas de todos? Poderia ela, estar modificando as formas de relacionamento?
Ao que parece, os relacionamentos, sejam eles amorosos ou não, estão à velocidade do mundo digital. Ao tempo em que um novo aplicativo ou aparelho é lançado, surge em algumas pessoas uma necessidade de embarcar em uma nova relação, o que faz com que os laços entre elas sejam mais frágeis e superficiais, pois há uma facilidade em descartar um vínculo criado com alguém e logo seguir para outros com novas pessoas.
Um fato que afirma que os relacionamentos estão durando cada vez menos, e que muitas vezes, os vínculos que foram criados são cortados tão facilmente como se iniciaram; são as pesquisas feitas pelo IBGE no ano de 2012. Em que foi constatado um crescimento no número de divórcios no país. Indicando que no Brasil, os casamentos duram em média, 15 anos (queda em relação à pesquisa feita em 2007, em que os casamentos duravam em média, 17 anos).
Não se pode negar que todo este uso tecnológico abre portas para conhecer pessoas do mundo todo. E que muitas vezes ele auxilia em coisas cotidianas, compras on-line, por exemplo. Contudo, em questões de relacionamento, seu uso não deve interferir profundamente e nem ser tão veloz quanto o mesmo.
Concluindo, a verdade é que ninguém deve temer se envolver intimamente com alguém. Pois em relações, quem não se arrisca, não é capaz de conhecer o outro por inteiro, e nem se abrir completamente. Conhecer novas pessoas virtualmente deve ser o primeiro passo para tornar daquela pessoa, uma alguém essencial em sua vida. (,) Podendo sair dali um grande amor, ou uma verdadeira amizade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à regência verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |