A busca pelo prazer e por sentimentos momentâneos que nos fazem felizes é uma boa forma de vida. Entretanto, atualmente, há uma grande ambição da sociedade por algo novo e por situações inusitadas que façam da vida um momento agradável. Essa ambição faz com que troquemos e busquemos o melhor e mais agradável a cada momento, deixando situações que nossos avós e pais passaram em suas vidas sendo vistas como chatas e clássicas.
O desejo de conhecer pessoas, cidades e lugares diferentes faz com que deixemos o mundo ao nosso redor desconhecido. Isso pode ser notado com a criação de vários aplicativos de comunicação mundial,no qual pessoas procuram fazer novas amizades e até conhecer o seu cônjuge. Esses tipos de aplicativos mostram fotos que qualificam a nossa imagem ,proporcionando uma imagem irreal àqueles que as veem. Vizinhos,colegas e desconhecidos,que participam do nosso cotidiano, conhecem como somos,porém não recebem a mesma atenção que damos às pessoas do outro lado do mundo.
A tecnologia que torna fácil a comunicação entre diferentes povos e etnias, ao mesmo tempo, torna menor a comunicação local , pois,hoje,podemos ter total ajuda e soluções para problemas rotineiros com a ajuda do celular , o que causa menores diminui as relações com pessoas ao nosso redor. Isso prejudica a relação com parentes,vizinhos e colegas, como ,por exemplo, os filhos de hoje não precisam de tanta orientação dos pais como antigamente , já que a informação é chegada a eles com bastante rapidez, e, até, prematuramente.
Poderemos Podemos perceber as influências daqui a alguns anos , provavelmente, com o decréscimo do número de casamentos , pois a busca pelo par perfeito está obsessiva , o que causou até que começássemos a nos relacionar com pessoas do mesmo sexo porque não se achava alguém do sexo oposto que trouxesse a felicidade procurada*.
Portanto,estamos esperando nas pessoas a diversão que conseguimos obter com a tecnologia , mas a tecnologia é uniforme , já as pessoas se alteram em vários momentos , proporcionando momentos felizes e tristes, ou sem entusiasmo. Isso faz com que as deixemos e procuremos alguém melhor, que proporcione alegria e diversão em todos os momentos. Essas trocas interrompem o crescimento de um amor ou uma amizade mais fortificada, fazendo com que nossas relações sejam superficiais.
Comentários do corretor
* É preconceituoso afirmar que as relações com pessoas do mesmo sexo tiveram início por causa da tecnologia ou dificuldade de achar pares do sexo oposto. Pesquise um pouco mais sobre o assunto e verás que há registros de homossexualidade desde a antiguidade grega e romana, quando era comum homens se relacionarem afetivamente com outros homens, mantendo mulheres apenas para procriar e cuidar da casa. Atenção ao embasamento de suas afirmações.
Atenção à pontuação, à concordância verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e, em partes - à exceção do observado acima - coerente. É possível, no entanto, apresentar argumentação melhor embasada, que explore dados concretos e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |