O ser humano muda diariamente e, inclusive, (em relação a)o modo com o qual se relaciona. Será que estamos nos relacionando de forma superficial? Se por um lado, os novos meios de comunicação facilitaram os relacionamentos, por outro, aumentaram o receio das pessoas de confiar em alguém.
Relativo aos meios de comunicação, cada dia mais as redes sociais contam com novos cadastros. Embora essa tecnologia aproxime quem está longe, também distancia quem está perto.
No entanto, em meio a tantos relacionamentos virtuais, é difícil confiar nos indivíduos, uma vez que, não sabemos exatamente o que se passa por detrás da tela. Além do mais, parte das pessoas fica com receio de expor sua intimidade a um “desconhecido” ou acabar sendo vítima de traição.
Sendo assim, o ser humano está mesmo se relacionando de forma superficial e contrapondo costumes arcaicos. É viável que os sociólogos exponham a importância dos relacionamentos duradouros na formação das famílias tradicionais, para que haja a conservação destas e da sociedade, evitando, assim, a exclusão social do indivíduo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem se aprofundar na argumentação e explorar dados concretos e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |