As interações (sem limite) com as redes sociais sem limite têm gerado relações superficiais e até mesmo pessoas imaturas, motivo pelo qual existe o aumento de incidências de crimes, como também tem feito pessoas excluirem-se do mundo concreto para o virtual, e isso tem sido algo que contribui de maneira significante significativa para futuras gerações doentes.
O que se percebe com os avanços dos celulares em fornecer os usos de redes sociais é o uso abusivo do o facebook e whatsApp, o que tem feito a maioria das pessoas saírem de seu mundo concreto e se dedicarem totalmente ao virtual.O que faz surgir, na maioria das vezes, amizades e namoros com fins trágicos, entre esses fins mortes e estupros, que segundo a Delegacia de Especialização de Crimes de Fortaleza só em 2013 os crimes subiu subiram para 1.247, um aumento que é recorrente nos telejornais policiais Brasileiros.
Além do mais, não existe a preocupação em conhecer a realidade do amigo ou namorado virtual, para muitos as realidades estão escritas nos perfis das redes sociais,e assim, criam relações como se fosse um conto de fadas em que tudo é perfeito. Outro fator relevante é a falta dos pais em pôr limite nos seus filhos, que além de passarem horas trancados nos quartos, conectados, podem estar correndo perigo de vida e serem vítimas de doenças como distúrbios mentais, que, segundo os médicos, entre os as mais recorrentes estar está a Monofobia, que é responsável por causar ansiedade e a depressão.
Enfim, a tecnologia tem objetivo de suprir as necessidades do ser humano, porém, o uso abusivo das redes sociais tem sido um dos principais motivos de traumas como estupros, mortes, e doenças cognitivas.Para que sejam minimizadas minimizados esses males, será preciso mais campanhas na mídia, convênio dos governantes em relação as às novelas para que foquem no tema, e uso de depoimentos ao final das novelas por vítimas e por psicólogos familiares, só assim tornará gerações mais seguraras e conscientes.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém a argumentação vai para o lado da violência, sem deixar clara essa relação. Parece que o texto está tratando de duas coisas distintas, dois temas diferentes, porque a argumentação, como posta, não foi capaz de amarrá-los.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |