Querer algo mas não querer alguém.* - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 19/09/2016

Status:

Corrigida
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   É possível afirmar que a tecnologia é uma das ferramentas principais para o isolamento social, tendo em vista o desejo incessante das pessoas em adquirir mais bens materiais, aliado à diminuição do número de amizades por medo de se relacionar.

   Um grande marco do capitalismo foi a criação da produção em série, implementado implementada por Henrry Ford nos Estado Unidos. Desde então, o consumismo descontrolado se tornou habitual no cotidiano de vida das pessoas. Novas tecnologias surgem a todo momento, tornando as pessoas reféns do trabalho para simplesmente adquirirem novos produtos lançados no mercado, não restando, assim, tempo para se relacionarem com a família e muito menos construir amizades saudáveis.

   Outro aspecto a ser considerado é a diminuição de relacionamentos reais em razão da crescente utilização dessas tecnologias. Como as redes redes sociais, que trouxeram um hiper-individualismo social já que o indivíduo pode se comunicar com uma grande quantidade de pessoas sem ter que sair da zona de conforto do seu lar. Como resultado, esses indivíduos passam a ter medo de fazer amizades reais que naturalmente os tiram da inércia, levando a relações comprometedoras e doloridas.

   Sendo assim, para que haja uma mudança nessa situação de isolamento social em massa, é necessário, por parte do Ministério da Cultura, de investimento em campanhas de conscientização da importância do lazer, assim como em atividades de laser lazer e entreterimento entretenimento para a população, além da construção de parques como  incentivo ao esporte. Para que, assim, exista uma maior valorização da família e do relacionamento social.

Comentários do corretor


* "Querem algo mas não querem ninguém". Não se usa ponto final em título.

Atenção à pontuação, à concordância de gêneor (masculino e feminino) e de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem se aprofundar na argumentação e explorar dados concretos e atuais sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200