É possível afirmar que a tecnologia é uma das ferramentas principais para o isolamento social, tendo em vista o desejo incessante das pessoas em adquirir mais bens materiais, aliado à diminuição do número de amizades por medo de se relacionar.
Um grande marco do capitalismo foi a criação da produção em série, implementado implementada por Henrry Ford nos Estado Unidos. Desde então, o consumismo descontrolado se tornou habitual no cotidiano de vida das pessoas. Novas tecnologias surgem a todo momento, tornando as pessoas reféns do trabalho para simplesmente adquirirem novos produtos lançados no mercado, não restando, assim, tempo para se relacionarem com a família e muito menos construir amizades saudáveis.
Outro aspecto a ser considerado é a diminuição de relacionamentos reais em razão da crescente utilização dessas tecnologias. Como as redes redes sociais, que trouxeram um hiper-individualismo social já que o indivíduo pode se comunicar com uma grande quantidade de pessoas sem ter que sair da zona de conforto do seu lar. Como resultado, esses indivíduos passam a ter medo de fazer amizades reais que naturalmente os tiram da inércia, levando a relações comprometedoras e doloridas.
Sendo assim, para que haja uma mudança nessa situação de isolamento social em massa, é necessário, por parte do Ministério da Cultura, de investimento em campanhas de conscientização da importância do lazer, assim como em atividades de laser lazer e entreterimento entretenimento para a população, além da construção de parques como incentivo ao esporte. Para que, assim, exista uma maior valorização da família e do relacionamento social.
Comentários do corretor
* "Querem algo mas não querem ninguém". Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à concordância de gêneor (masculino e feminino) e de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem se aprofundar na argumentação e explorar dados concretos e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |