- Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 19/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O fenômeno das redes sociais contribuiu tanto para facilitar a comunicação, quanto o desenvolvimento do imediatismo, (.) onde o uso das tecnologias proporciona tipos de relacionamentos, muitas vezes, sem muito compromisso e de forma rápida. Desse modo, fatores como, o medo de se relacionar, e a dificuldade de resolver os problemas têm demonstrado que os laços afetivos criados pela sociedade contemporânea não têm sido duradouros.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os casamentos no Brasil duram, em média, 15 anos. Na comparação com os anos anteriores em que o mesmo levantamento foi realizado, observa-se que as uniões desse tipo estão menos estáveis. Isso se justifica, em parte, pelo fato de que a configuração da sociedade atual tornou-se imediatista e exigente na construção dos seus relacionamentos afetivos. Muitas vezes, as pessoas são tratadas como bens de consumo, ou seja, caso haja algum “defeito”, descarta-se ou troca-se de “produto” com relativa facilidade. No entanto, poucos se preocupam com a qualidades desses relacionamentos, que são muitas vezes configurados com base no jogo de interesses e no individualismo e não no respeito e amor ao próximo.

Outro fator bastante importante, e que explica a dificuldade de comunicação afetiva é o medo e a insegurança. O medo de se relacionar e gerar sofrimentos faz com que pretende-se construir construa-se relações menos comprometedoras e menos dolorosas. Os meios de comunicação em geral, de certa forma, monstram as relações afetivas de forma idealizada, o que contribui para que as pessoas almejem algo que não é real, pois não existem pessoas perfeitas. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, um dos intelectuais mais respeitados da atualidade, enfatiza que a fragilidade das relações ocorre devido ao pouco aprofundamento e envolvimento de uns para com os outros. Com isso, os problemas que vão surgindo se tornam insustentáveis e o vínculo é cortado devido a à falta de laços e raízes criados.

Portanto, as relações afetivas construídas na sociedade contemporânea são muitas vezes superficiais e instáveis. O avanço das tecnologias, aliado ao imediatismo são alguns dos fatores que contribuem para o avanço das relações interpessoais instáveis. Portanto, campanhas seja nas escolas e na mídia em que se busque demonstrar a importância de se relacionar e criar raízes afetivas é são uma forma de incentivar relacionamentos mais estáveis.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200