Atualmente, a modernização tem tomado todas as áreas, são celulares que mudam todo dia, são carros novos que são lançados em um “piscar de olhos”, e acompanhar tudo isso tem se tornado uma missão quase impossível. Todavia, temos perdido a essência da vida e a superficialidade tem sido vista como algo muito comum neste século.
Celulares, com eles vieram o whastapp whatsapp, telegran telegram, entre outros, que nos concedem a comodidade de conversar com pessoas da rua ao lado, mas também com aquelas de outros continentes sem ao menos precisarmos levantar da cadeira, e com tudo isso, temos nos tornado pessoas dispersas e superficiais, (.) o afeto, o abraço, aquele papo "cara a cara" não existem mais. Porque nessa correria diária só pensamos em agilidade e comodidade.
A obsolescência, que é a condição que ocorre a um produto ou serviço que perde sua utilidade, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado, tem sido a “doença” dos últimos dias, (.) conseqüentemente, os lixões têm aumentado, os rios têm sido mais poluídos, porque nos desfazemos de muitos produtos somente por capricho e por querer algo cada vez mais avançado, e nossa natureza têm tem padecido com essas atitudes.
Superficialidade, e o que é ser superficial? É ser pouco sólido, leviano, pouco fundamentado, aparente, ou seja, sermos sem fundamentos, sem essência, logo precisamos refletir e não fazermos de tudo na vida tão descartável, (.) se temos um produto em perfeito estado, pra que comprar outro só por modernidade? Se pudermos ir à casa de um amigo para conversar, porque mandarmos somente uma mensagem? Precisamos ser mais humanos e praticar empatia, pois a vida, ela passa muito rápido.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas há traços de artigo de opinião, como uso de primeira pessoa do plural e diálogos diretos. Evite.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |