A DISTÂNCIA DA DISTÂNCIA - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 19/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Século XXI, a humanidade encontra-se mergulhada na tecnologia. A privacidade parece não existir mais, pois a necessidade de divulgar pequenas atitudes do cotidiano é quase uma obrigação. O mundo precisa saber o que as pessoas fazem, pensam, quais são suas ideologias políticas e religiosas... Em meio a tantas formas de comunicação inovadoras, os encontros tornam-se cada vez mais virtuais e menos presenciais. Não se encontra mais tempo para visitar um parente, um amigo, os casamentos têm duração menor e aquele abraço de aniversário se transformou num cartão postado em redes de relacionamento, de forma que as relações interpessoais tornam-se cada vez mais superficiais.

Relacionar-se de forma superficial pode, segundo Jelson Oliveira, coordenador do curso de filosofia da PUCPR, nos livrar de sofrimentos, visto que um verdadeiro amigo é fiel e diz a verdade, aquilo que as pessoas não gostariam de ouvir, enquanto que os virtuais estão isentos de compromisso, de ajuda mútua, permitindo que se permaneça numa “zona de conforto” que não comporta mudanças.

Atualmente é muito comum, assistir em festas de família, encontros em restaurantes, cinemas, cada pessoa envolvida com seu celular, conversando com amigos, e poucos ou ninguém conversando entre si, sendo possível utilizar o jargão: “estar perto de quem está longe e longe de quem está perto”. Desta forma, perde-se o enfrentamento natural da amizade, do parentesco, das relações que são altamente necessárias ao crescimento e transformação, visto que o ser humano só se descobre através de outro ser humano, e por isso vivemos em sociedade.

Importante ressaltar que existe um lado positivo em tanta tecnologia, que é a oportunidade de aproximação daqueles que realmente estão longe, de manter viva uma relação de amizade, de diminuir a saudade de um parente, já que a presença física não é possível. Necessário, portanto, a busca pelo equilíbrio no uso destas ferramentas tão atuais e importantes, no sentido de ser capaz de conviver de forma mais profunda, tanto com os que estão próximos quanto com aqueles que estão distantes. Diminuir a preocupação com as divulgações, em tempo real, dos acontecimentos do dia a dia, também pode ajudar a ter mais tempo para uma aproximação maior e mais profunda dos relacionamentos.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200