A união faz a força - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 19/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

E visível no mundo atual a superficialidade nos relacionamentos. As pessoas estão cada vez mais conectadas no mundo virtual, com o uso de tecnologias que facilitam um primeiro contato, os vínculos amorosos e a formação de amizades. Contudo, a verdadeira essência de um relacionamento é perdida com o uso de celulares e redes sociais eletrônicas.

Antigamente, há mais ou menos 50 anos, o namoro tinha como objetivo a formação de uma família, (.) nos dias de hoje, casar-se não significa muita coisa. As uniões matrimoniais estão cada vez mais efêmeras, a média de duração de casamentos em alguns Estados do Brasil não passa dos 15 anos. No Qatar, por exemplo, a duração média do casamento é de 5 anos. Portanto, muitas vezes trata-se de uma questão cultural e que vem sendo influenciada e intensificada pelo uso de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, que vêm contribuindo para a falta de fidelidade entre os casais e de formação de amizades verdadeiras.

Atualmente é difícil encontrar laços profundos entre casais, pais, filhos e amigos. É comum ver nos dias de hoje locais públicos com pessoas sentadas na mesma mesa, umas próximas ás às outras, mas que ao invés de conversarem pessoalmente, usam os próprios celulares. Um verdadeiro absurdo. Talvez exista um lado positivo nesse uso desenfreado dessas tecnologias, contribuindo para uma aproximação e socialização interativa entre familiares, contudo, deve ser usado de forma correta e moderada.

Cabe, portanto, ao governo, em conjunto com a família, resgatar os laços antigos de valorização da família e das amizades. (,) Incentivando através de campanhas nas mídias o verdadeiro valor de uma união sagrada no casamento para a formação de famílias mais duradouras, consequentemente, contribuindo para uma experiência afetiva de qualidade entre todos, seja com filhos, pais, namoradas ou amigos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200