Se para Isaac Newton toda ação possui uma reação, para a psicologia comportamental não poderia ser divergente. Assim, a construção de relacionamentos artificiais, caracterizados pela superficialidade emocional dos vínculos afetivos, acaba desencadeando reações negativas nos indivíduos. Dessa forma, tanto a formação de pessoas patologicamente individualistas, quanto a restrita durabilidade e fragilidade psicossocial das relações são consequências do isolamento virtual.
É indubitável que o incremento do Meio técnico-científico-informacional e o dinamismo capitalista estejam entre as causas da padronização de um comportamento egocêntrico. À vista disso, de acordo com o livro de Platão, O Banquete, a afetividade, embora tenha início da na realidade física, deve alcançar a sua forma universal, não permanecendo prisioneira da matéria. No entanto, a digitalização da identidade nacional, resultado da atuação da “indústria cultural”, conceito fundado pelos sociólogos Adorno e Horkheimer, contribui para a transformação do conhecimento em objeto de mercado e para o aparecimento do individualismo narcisista. Esta patologia se preocupa apenas com a divulgação pessoal da sua imagem, favorecendo a construção de relacionamentos isolados e materializados, fragmentando, pois, a essência do duelo Platônico.
Outrossim, ao contrário das civilizações gregas, que enalteciam a amizade com uma condição de “ sine qua non”, expressão derivada do latim, a qual significa essencial e indispensável, o mundo rápido da globalização sofre com os vínculos rasos. O contato virtual é descartável e asséptico, não exigindo o compromisso efetivo de nenhuma das partes envolvidas. Essa tendência egoísta de utilizar o outro como um meio de obtenção de prazer conduz a um processo de fragilidade psicossocial da condição humana, diluída na sua própria evasão axiológica, o que corrobora para a menor duração dos relacionamentos, chegando a uma média de 15 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É imprescindível, portanto, como já mencionava Thomas Hobbes, a intervenção estatal, por meio de um contrato, para a manutenção da harmonia civil. A adoção de projetos educativos e sociojurídicos que ampliem o conceito de união, para além do contato com a internet, seja por meio do ensino didático, demonstrando a importância da interação física para a valorização do pluralismo socioafetivo, seja pela reeducação da correta utilização dos computadores entre os envolvidos, é fundamental para diminuir o uso exagerado e indiscriminado das tecnologias de informação, incentivando a sociabilidade prática e real. É importante também a autoconsciência, a análise crítica e a procura de assistência especializada, caso seja constatado constatada a redução ou perda da sociabilidade e prejuízos para a formação emocional dos envolvidos.
Comentários do corretor
Atenção à regência verbal e à concordância de gênero (masculino e feminino).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, mas é possível desenvolver o conteúdo de forma mais objetiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |