- Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 17/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Podemos perceber que, no mundo contemporâneo, os relacionamentos se tornaram mais rasos anos após ano, principalmente entre os jovens. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: o advento de novas tecnologias e sua velocidade de mudança, como também a ascensão das redes sociais junto à internet.

É necessário ressaltar que o advento de novas tecnologias beneficiou e muito a humanidade, ainda mais no século XXI, no qual as comunicações se tornaram extremamente rápidas, onde é possível saber o que estar está acontecendo do outro lado do mundo com apenas um ‘click’ no mouse do computador ou um toque no smartphone. Além disso, o surgimento de novas tecnologias está a todo vapor, a cada dia que passa são inventados nova novos carros, novos celulares, na medida em que as pessoas entraram em um ciclo de consumismo, onde as pessoas não só trocam de coisas rapidamente, mas também trocam seus relacionamentos na mesma velocidade.

Somado a isso, podemos dizer que uma consequência da popularização da internet nos últimos anos foi (a) ascensão das redes sociais, onde podemos ter vários amigos sem nunca ter falado pessoalmente com nenhum deles. Nesse sentido, as pessoas se tornam mais superficial superficiais, onde não buscam mais o contato físico como antes, no qual a comunicação com o outro não vai além de uma tela, as quais as pessoas ficam independentes dos outros para quase qualquer coisas, de modo que se individualismo crescem cada vez mais.

Os relacionamentos, portanto, estão cada vez mais superficiais a cada dia que passa, algo mais evidente entre os jovens, publico que tem mais contato com as novas tecnologias. A velocidade das inovações tecnológicas e a popularização das redes sociais contribuem diretamente para isso. As Famílias e a Mídia devem orientar nossa geração a esse fato que predomina nesse século, através de orientações e campanhas publicitárias, para que essas ferramentas tragam apenas benefícios a à nossa sociedade.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar um pouco mais dados atuais e concretos sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200